terça-feira, 22 de março de 2011

Radar Sustentável

Pequenas atitudes podem salvar o mundo...
...e podem salvar você


Esta imagem me chamou atenção. E não ficou por trás o texto e a iniciativa de tocar no assunto: Preservação da natureza.
E passando a diante, posto o que li no Blog Na Filó (da Loja Maria Filó)... Acreditando que o viés é este mesmo; já não temos mais opção, precisamos mudar nossos hábitos e podemos começar com as pequenas atitudes.


BE-A-BÁ
Quando acontecem grandes tragédias, como a que ocorreu no Japão, uma inquietude diferente nos assola. A constatação da nossa fragilidade perante a força da natureza, a dor pelo outro… Perguntamo-nos o que importa mesmo na vida e surge uma consciência maior da nossa condição de cidadãos DO MUNDO. Tudo que acontece nos toca, vem pelos átomos, em ondas ou partículas para nos fazer melhores.
Inevitavelmente, pensamos também sobre o planeta que depende de nós, e nós totalmente dela. Então, vamos lembrar daquelas pequenas posturas que podemos adotar no nosso dia-a-dia para colaborar com o meio ambiente?Coisas simples que somadas fazem toda a diferença. É muito falado? Pode ser! Mas cuidar do planeta é uma daquelas lições de be-a-bá que tem que aprender e ponto.
Vamos lá:
  • Vamos economizar nossos recursos naturais? Água. Luz. Gás.
Podemos tomar banho menos demorado, não deixar a torneira aberta sem necessidade, acender menos lâmpadas (e dar preferência às brancas), verificar o consumo de energia dos eletrodomésticos, abrir as janelas e as cortinas para que a brisa e luz natural entrem, evitando assim o uso de mais eletrodomésticos para iluminar ou resfriar.
  • O lixo pode ser amigo.
Quase tudo pode ser reutilizado. É questão de criar novos hábitos. Tudo bem que não temos uma logística pública eficiente para o trato do lixo, mas a gente tem que começar. Separá-lo em uma lixeira só para recicláveis. E se você tiver uma horta ou um jardim, muito do lixo orgânico pode virar adubo natural.
  • Os reciclados
Podemos optar pelo consumo de produtos reciclados, que tenham o selo de “amigos da natureza” e o compromisso com o meio ambiente. Também existe a ecobag: vai-se ao mercado, à revistaria, às lojas e na hora de embrulhar, ao invés de usar sacolas plásticas, você mostra que é antenada e coloca tudo dentro da sua sacola reutilizável. Bacana, não?
  • Poluição
É novamente uma questão de boa vontade e organização. Pelo mundo, todo os modernos já circulam com suas bikes que, além de tudo, os ajudam a ter aquele corpinho sarado. Adotar o hábito da carona, ir andando aos lugares; ou seja, medidas muito simpáticas que nos aproximam das pessoas e fazem da vida uma coisa mais lenta, mais natural e muito mais saudável.
Tem muito mais, porém se somarmos essas simples condutas num único dia… Já pensou que ação grandiosa seria?
*
Blog  da Loja Maria Filó

Beijos, beijos
Mayrles Emille

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisa personalizada