quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Radar Sustentável


 Está cada vez mais próximo: unir sustentabilidade e estilo.  E não apenas por ser chique; esta é uma questão que pode fazer a real diferença

“O bem-estar ecológico” do nosso planeta é uma preocupação que se torna cada vez mais presente, embora exista um “paradoxo”: o padrão de economia hoje, não é mais ecologicamente viável. Ainda assim, o nosso modelo econômico valoriza o crescimento, sem levar em consideração que podemos continuar a usar mais recursos do que estão disponíveis, reduzindo os ativos futuros. Em algum ponto e no ritmo alucinante que caminhamos podemos acabar por atingir o limite.
E novamente todos os fatos estão ligados, como mostra opiniões de duas áreas distintas: economistas e ecológicos em que concordam no seguinte ponto: “não podemos ter uma expansão econômica, em um planeta de recursos limitados”. Ou seja, o crescimento está indo embora à medida que acabam com o meio ambiente.
Sustentabilidade é uma questão que está ligada à nossa consciência, ou pelo menos o despertar dela. Preocupar-se além do consumo ou do aumento do poder aquisitivo, pode ser sim, “chique”. Toda atitude generosa ou feita para um bem em comum, revela a sua nobreza. E em reflexo volta para nós mesmos.
É possível que este seja realmente o caminho do “despertar ou renascer” em todos os segmentos da economia e do consumo; que buscam aliar os materiais impensados para determinados fins, à criatividade e ao designer que conferem cada vez mais novas possibilidades, conceitos e “inovações”.
No mundo fashion revela a mesma necessidade: utilizar os recursos e absorver os resíduos gerados pela prestação de bens e serviços,  de ter comércio justo, de procurar capacitação, estímulo e inclusão social, entre outros.

"Trabalhar e cair em campo em busca de matérias, pessoas, estudos e desenvolvimentos de trabalhos sustentáveis, será mais um “up” para o blog do Ateliê Me. Nossa meta é proporcionar aos leitores e visitantes a retomada dos bons valores, passando o nosso ideal para o maior número de pessoas." [Mayrles Emille]

Pesquisas: Blog Ser sustentável com Estilo e site Eco
Texto Mayrles Emille


Arregaçando as mangas
REFAZENDA 

Sempre muito citada aqui no blog e com razões justas: a grife pernambucana REFAZENDA, a mais de 15 anos veio trilhando o seu caminho pelo “viés sustentável”.

E a maior proeza é realizada pela estilista Magna Coeli, quando ela com o seu estilo e visão particular, consegue unir o arrojado e o delicado, o feminino e o moderno, a estética e as causas sociais.
Em fim, é de causar encantamento tanto pelo ideal, quanto pela beleza na harmonia de rendas, cores e detalhes.



 Flávia Aranha

Eu fiquei admirada com o trabalho de Flávia Aranha. Como definido na sua biografia, ela acha incrível a possibilidade de criar produtos de maneira justa e coletiva. Mantém o design simples em suas roupas e continua fascinada pelas texturas.
Quando entrei em seu site, me senti atraída pela simplicidade tão sofisticada do conjunto: cores, texturas, formas e a própria expressão da modelo.
Além da sua história e a proposta "justa" que envolve seus ideais e trabalhos.







Até o próximo RADAR SUSTENTÁVEL, nos encontramos aqui!!
Beijos beijos

Um comentário:

  1. Amo moda sustentável! Seu blog é liindo!

    Parabéns!

    :*

    Arlytton Lopes
    http://www.aoladodamoda.com/

    ResponderExcluir

Pesquisa personalizada