domingo, 7 de novembro de 2010

O que o ESCAPISMO tem a ver com a MODA

Estava passando no jornal da tarde uma matéria que falava sobre o sono; que “quem dorme menos vive menos”. Antigamente se dormia dez horas por noite, esta média diminui para sete e seis horas atualmente.

A exigência do mundo moderno está cada vez mais intensa e isto dirige o pessoal e o profissional. Acaba nos levando a uma verdadeira “maratona” onde disputamos com os outros e com nós mesmos.

Isto é ruim? "Totalmente não", a correria nos excita a sair em busca de nossos objetivos e sonhos; só que por outro lado desejamos uma realidade fugidia, a vontade de vivências de escape: “escapar da vida social, para lugares tranquilos e de preferência junto à natureza.”

Torno a bater na tecla da “conectividade” que foi intensificado e evidenciado com a globalização; as informações são acessíveis, céleres e interdisciplinares. Este é o ponto que podemos ligar o conceito de escapismo à moda e posso ir um pouco mais: aos produtos de diferentes categorias (do consumo em geral).

Vamos ao significado, por pesquisa no Wikipédia:

Escapismo é o alívio ou a distração mental de obrigações ou realidades desagradáveis recorrendo a devaneios e imaginações.

Podemos definir escapismo também como a desconsideração da realidade.

É uma das características do Romantismo, movimento cultural do século XIX. Para os românticos, o mundo real é sempre uma frustração de seus idealismos e sonhos. Daí a rebeldia dos poetas do mal-do-século no Romantismo.

A baixo seguem vídeos e propagandas que retratam bem a idéia do escapismo ligado ao consumo, e em todos os segmentos: carros, eletrônicos, moda, bebidas, entre outros.






Na primeira edição da revista daqui de Monte Alto, onde sou responsável pela coluna de moda, eu propus uma reflexão do significado da moda, explicando que não é necessário subtrair a personalidade para ter um estilo. "Um repertório de marcas, não significa ter estilo"; está mais relacionado ao problema da pessoa do que da indústria em si.
Há um fio muito fino que separa o que consumimos por consciência e o que consumimos por persuasão e excesso de informações.
Por isso vamos ter CUIDADO! (eu me incluo!!! rsrs)

Um significado muito bom que eu achei para Escapismo, foi no blog e o nome é muito sugestivo: ESCAPISMO GENUÍNO.
Mas fico por aqui...Para quem quiser saber um pouco mais é só acessar, vale a pena:

http://escapismogenuino.wordpress.com/

Beijos beijos
Mayrles Emille

Um comentário:

  1. Jose Caetano Lacerda24 de fevereiro de 2011 07:38

    E porque nao dizer que ha tantas pessoas que buscam seus escapismos em moda? Querem estar sempre super atualizadas no vestir e calcar, e investem parte significativa de seus recursos nos seus closed, para eventualmente compensar fraquesas e insegurancas, por nao se achar bonito (a) ou por nao ter auto-estima elevada, e entao equilibram isso com suas maquiagens over, ou com suas inumeras super-pesadas joias e inumeros sapatos, sempre high-dressed.
    Enquanto isso, quantas tao confiantes, com apenas sua calca jean e uma camisa branca, cara limpa ou apenas um simples batom, ficam super-charming e lindissimas. Essas sao as classudas. Estilo admiravel e expressam a verdadeira beleza da mulher.

    Outros buscam tambem seus escapismos no trabalho, over-working, outros nos esportes radicais, outros nas tatuagens (nao teem confianca em sua inteligencia ou em sua beleza, ou nao encontram qualidade nenhuma em si propio, ou baixa auto-estima), e se marcam todos para atrair a atencao ou curiosidade alheia.

    Escapismo cool eh mesmo uma bela viagem bem acompanhado por quem voce ama ou admira, quem lhe agrega, ou um bom livro, ou o descanso no off-urban-area contemplando o verde dos campos ou o azul dos mares, e se for com seu amor e uma boa comida e uma boa bebida, melhor ainda.

    Mas no final das contas, importante eh estar feliz, seja que escapismo voce tenha.

    JCL.

    ResponderExcluir

Pesquisa personalizada